lg-bco

Abraccce é Proteção Apoio Defesa Cidadania

CONHEÇA O IDEALIZADOR DA ABRACCCE

DRº WALDUR TRENTINI

BREVE HISTÓRICO

Waldur Trentini e os motivos para a fundação da Abraccce

“Vivi o drama de não ter acesso ao atendimento à saúde. O drama vivido em família e o relato de outras pessoas me levaram a abrir a Abraccce em Paranavaí para ajudar as pessoas, uma forma de retribuir o que Deus me proporcionou”.

A afirmação é do advogado Waldur Trentini, que faz um breve histórico de sua jornada até abrir a Abraccce em Paranavaí.

Relatou seu sofrimento e da família, desde quando morava no Rio Grande do Sul, para obter atendimento na área da saúde.

Foi um tempo de desafios e provações que levou o advogado a fundar a Abraccce (Associação Brasileira de Apoio e Defesa da Cidadania, do Contribuinte e do Consumidor) em Paranavaí.

Gaúcho do interior do município de Marcelino Ramos, enfrentou dificuldades

O irmão mais velho, Ermindo Trentini (conhecido por Gaúcho Barbeiro) mudou-se para Paranavaí com a promessa de, posteriormente, trazer toda a família, o que fez em janeiro de 1964, alojada em uma casa na Rua Piauí.

Waldur enfrentou desde cedo os desafios da doença em família. O pai, João Trentini, faleceu no mesmo ano que a família chegou em Paranavaí.

Ainda com 10 anos de idade, Waldur começou a trabalhar.
Primeiro no escritório da Importadora Pindorama; depois nas empresas dos Irmãos Dal-Prá. Foi acometido de uma enfermidade, que lhe exigiu tratamento por 8 anos.

Cursou Direito na Universidade Estadual de Maringá (UEM, de 1974 a 1978) e, formado, começou a se dedicar exclusivamente à advocacia.

No mesmo ano em que iniciava na advocacia, sua mãe faleceu.

Waldur acompanhou o drama de sua genitora em busca de tratamento. Os desafios e abstáculos enfrentados, motivaram Waldur a constituir a Abraccce, para lutar em favor de quem precisa de acesso à saúde.

“Se a pessoa não tem acesso ao medicamento, buscamos via justiça”

 

 A Abraccce foi aberta em Paranavaí para ser um socorro às pessoas impossibilitadas de ter atendimento pleno no serviço de saúde, seja o serviço oferecido pelo Município, seja pelo Estado.

Os remédios, na maioria dos casos, são obtidos via SUS, quando o prescritor, o médico, diz que tem de ser aquele medicamento constante na receita.

“Quando o cliente não tem acesso ao medicamento, então impetramos com ações no Poder Público para que o medicamento, que não esteja no SUS, seja disponibilizado pelo Estado”, afirma o advogado Waldur Trentini, idealizador da Abraccce em Paranavaí.

CURRÍCULO

Nome: Waldur Trentini.
É advogado na cidade de Paranavaí.

 
Nasceu em 19/05/1953, na cidade de Marcelino Ramos (RS).
Reside em Paranavaí (PR) desde 30/01/1964, portanto chegou nessa cidade com 10 anos de idade.


Se formou em Direito pela UEM (Universidade Estadual de Maringá) no período de janeiro/1974 a dezembro/1978.


Foi o primeiro coordenador do Curso de Direito da Unipar (Universidade Paranaense), campus de Paranavaí, onde também foi professor.

 
Foi professor nos Cursos de Administração e Ciências Contábeis na Fafipa, hoje Unespar (Universidade Paranaense), campus de Paranavaí.

 
Assessor jurídico na Câmara Municipal de Paranavaí e em outras 5 cidades da região Noroeste.


Também foi procurador jurídico do Município de Loanda.


É o idealizador da Abraccce (Associação Brasileira de Apoio e Defesa da Cidadania, do Contribuinte e do Consumidor), de Paranavaí. Exerce na Abraccce trabalho voluntário.